Previsão inicial era de a Selic ser elevada em 1 ponto percentual. Mercado mudou projeção após possível furo nos gastos públicos
O Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia nesta quarta-feira (27) a nova taxa básica de juros do Brasil. A previsão do mercado é de que a Selic sofra elevação de até 1,5 ponto percentual, ou seja, de 6,25% para 7,75%. A Greenbay Investimentos projeta que a Selic chegue 8% já nesta quarta, ou seja, alta de 1,75 ponto percentual. Inicialmente, as projeções apontavam para um aumento de 1 ponto percentual (7,25%).
A mudança ocorreu após o ministro da economia, Paulo Guedes, anunciar que o governo pode furar o teto dos gastos para pagar o Auxílio Brasil — benefício que substitui o Bolsa Família — no valor mínimo de R$ 400 até o fim de 2022. A Selic vem registrando uma série de altas nas últimas cinco reuniões do Copom. No encontro realizado em setembro, a taxa básica de juros passou de 5,25% para 6,25% ao ano.
Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), acredita que o anúncio de Guedes vai refletir no resultado desta reunião do Copom. "Se não subir mais de um ponto percentual nesta reunião, certamente subirá na seguinte. Com isso o juro e o dólar ficarão mais caros e impactarão diretamente a inflação", diz Oliveira.
Comentarios